sexta-feira, 21 de março de 2014

O que é mais fácil: ser situação ou oposição?

Rebatendo o vereador Kellinho (PR), que apontou como “hipócrita” a atitude de alguns oposicionistas, o vereador Fred Machado (SDD) disparou: “Acusam a oposição de hipocrisia. Mas se querem procurar um termo para definir algumas pessoas, eu acho que a palavra submissão também pode ser usada nesta Casa. E em muitos casos quem perde por conta dessa submissão é a população”, disse Fred.
 Por Alexandre Bastos, em 20-03-2014 -

Desvio do Paraíba

Desvio do Paraíba: ANA concluí esta semana parecer, mas técnicos acham “possível”

(Foto de Helen de Souza, da Folha da Manhã, publicada na capa de hoje do jornal)
(Foto de Helen Souza, da Folha da Manhã, publicada na capa de hoje do jornal)

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Águas (ANA) deve concluir ainda esta semana um parecer técnico sobre a viabilidade da captação de água do Rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, para abastecer o Sistema Cantareira, em São Paulo, quando este estiver em baixa. Técnicos do setor hídrico do governo federal avaliam que é possível autorizar o governo paulista a fazer a captação. Como o Paraíba do Sul é um rio federal, ontem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para fazer o pedido.
— Ao utilizar a vazão mínima do Paraíba do Sul, o estado do Rio já capta tudo o que precisa para abastecer a população fluminense. Não parece ser um problema tirar 5m³ de um rio cuja vazão mínima é 120m³ — avalia um técnico.
O plano de Alckmin já está sendo estudado pela ANA. A avaliação de técnicos que trabalham no assunto é que como metade da água que o Rio usa do Paraíba do Sul é utilizada no tratamento de esgoto, um desvio de uma pequena parte desse recurso para outro estado não teria potencial de causar prejuízos para o abastecimento da população fluminense.
Alckmin disse que conversou nesta quarta-feira com os governadores do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e de Minas, Antônio Anastasia, para explicar a proposta de retirada de água do Rio Paraíba do Sul, e afirmou ter obtido o apoio de ambos para a obra.
É possível que seja feito um acordo que inclua o estabelecimento de compensações de São Paulo com relação ao Rio. Uma compensação cabível seria uma contribuição para o tratamento de esgoto fluminense.
Presente à reunião entre Dilma e Alckmin, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, diz que o governo vai avaliar a proposta para buscar uma solução que resolva o problema de São Paulo, estado que concentra a maior parte do PIB brasileiro, sem prejudicar os outros estados que se beneficiam da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Além de São Paulo e Rio, Minas Gerais também usufrui de parte dessa água.
— A postura do governo federal é buscar uma solução em que ninguém seja prejudicado, uma solução colaborativa e construtiva. Estamos discutindo segurança hídrica na região econômica mais importante do Brasil: São Paulo, Rio e Minas. Vamos buscar uma solução que garanta a segurança hídrica dos três estados — pontuou Izabella.

Frente Parlamentar anuncia ato em defesa do Paraiba do Sul na Alerj

Frente Parlamentar anuncia ato em defesa do Paraiba do Sul na Alerj

Presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Bacia do Rio Paraíba do Sul, a deputada Inês Pandeló (PT) convocou a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para um ato público contra o projeto do governo paulista de transposição das águas do principal rio fluminense. O protesto será na próxima terça-feira (25), às 13h, na escadaria do Palácio Tiradentes.

Pela proposta defendida pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o Paraíba do Sul seria interligado ao sistema Cantareira, que abastece a região metropolitana daquele estado. Segundo Inês Pandeló, o estudo encomendado pelo Governo paulista distorce a realidade ao considerar dados desde 1951 — e não apenas informações do atual cenário de estiagens que atinge o Rio de Janeiro. “Eu venho falando disso há muito tempo. Parecia alarmismo e não era. O Comitê da Bacia do Paraíba do Sul, que reúne órgãos governamentais e ONGs, tem um estudo recente que alerta para o risco que corremos no cenário atual. O estudo paulista puxa uma série histórica desde 1951, de tempos de cheias, diminuindo o risco de desabastecimento aqui. O perigo existe e é real”, disse a deputada. Além disso, a Frente promoverá uma audiência pública no próximo dia 31 para tratar do assunto.

Foram abertas nesta quinta-feira, 20, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São João da Barra.

Foram abertas nesta quinta-feira, 20, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São João da Barra. Serão 51 vagas distribuídas para os cargos de engenheiro civil (01), educador de trânsito (15) e auxiliar de apoio ao trânsito (35), com salários variando entre R$ 778,68 e R$ 1629,38. Os interessados devem se dirigir, até o dia 24, ao Ginásio Municipal de Esportes Arlindo Aquino, localizado à Rua João Patrício, centro, das 9h às 17h.
Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor com comprovação de regularidade com a justiça eleitoral, comprovante de residência, certificado de reservista (homens), PIS/PASEP, documentação comprobatória de habilitação relativa à função pretendida, Engenheiro Civil (registro no CREA), diploma ou certificado de escolaridade reconhecido pelo MEC, comprovante de naturalização e também precisam comprovar experiência profissional mínima de seis meses para a função de engenheiro civil. Todos os candidatos passarão por entrevista na sede da Secretaria de Transporte e Trânsito, localizada na rua Barão de Barcelos, Altos da Rodoviária Municipal, Centro. Os candidatos à função de engenheiro civil farão a entrevista no dia 27 de março, educador de trânsito, 27 e 28 de março e auxiliar de apoio ao trânsito, nos dias 31 de março e primeiro de abril. O processo seletivo tem validade de dois anos e o resultado final será divulgado no Diário Oficial do Município, dia 16 de abril.Os candidatos aprovados, mas não selecionados, vão integrar o cadastro de reserva.

CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO /INSCRIÇÕES ATÉ 01 DE ABRIL


Prosseguem as inscrições para o Processo Seletivo do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, implantado em São João da Barra por meio de uma parceria entre Iff e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os interessados poderão se inscrever apenas pela internet, até o dia 01 de abril, no site www.inscricoes.iff.edu.br.
O curso, com duração de dois anos, será aplicado a partir do segundo semestre na modalidade a distância, pelo polo Ciep Brizolão-265 Professora Gladys Teixeira, vinculado ao Campus campos/Guarus. Para ter acesso ao edital do Processo Seletivo, é necessário acessar o sitewww.iff.edu.br.

De acordo com a coordenadora do polo em São João da Barra, Myrthes Martins, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio. Em caso de dúvida ela pede que o interessado compareça ao polo (CIEP 265 – Professora Gladys Teixeira) em horário de atendimento de 8h às 11h30 de segunda a sexta-feira.

USINA CANA BRAVA ABRE PROCESSO SELETIVO

Com o inicio da safra 2014,  de cana de açúcar, a usina Cana Brava está com processo seletivo aberto para contratação imediata. Os interessados deverão enviar currículo para o e-mail rh@usinacanabrava.com.br, no assunto deve ser colocado o nome da vaga em que o candidato pretende concorrer. Sobre salários e outros benefícios,  serão informados no memento da entrevista.
A Usina Cana Brava está localizada na RJ 224, nos limites dos Municípios de Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana.

Confira o quadro de vagas: 
Cargo
Requisitos
Ajudante de Caminhão (Bombeiro)
Formação: Ensino Fundamental; Experiência: Combate a incêndio e queima controlada de cana;
Analista de Planejamento e Controle Agrícola
Escolaridade:  Superior Completo ou Cursando Engenharia; Desejável experiência na área; Necessário conhecimento no pacote office; Atividades: Abertura/ fechamento de Ordem de Serviço, requisição de materiais, controle de relatórios de manutenção, controle de paradas e controle de requisições.
Analista de Planejamento e Controle Industrial
Escolaridade:  Superior Completo ou Cursando Engenharia; Desejável experiência na área; Necessário conhecimento no pacote office; Atividades: Abertura/ fechamento de Ordem de Serviço, requisição de materiais, controle de relatórios de manutenção, controle de paradas e controle de requisições.
Apontador
Formação:  Ensino Médio; Experiência:  1 ano na área. Atividades: Fazer notas, acompanhar limpeza do carregamento.
Auxiliar agrícola
Formação:  Ensino Fundamental; Experiência: Atividades de campo.
Auxiliar Agrícola
Formação:  Ensino Médio; Experiência:  Desejável; Atividades:  Qualidade do plantio de cana, capina, amostra de solo, levantamento de broca e pré análise.
Auxiliar agrícola   (Bituca)
Formação:  Ensino Fundamental; Experiência: Serviços Rurais
Auxiliar Agrícola (Engatador)
Formação:  Fundamental; Experiência: Serviços Rurais; Atividades: Engatar e desengatar carreta.
Auxiliar de Queima
Formação:  Ensino Fundamental; Experiência: Combate a incêndio e queima controlada de cana
Auxiliar de TI
Curso Técnico em Informática/Experiência na área de 6 meses na área.
Controlador de Acesso
Ensino Médio Completo com experiência na área de Segurança Patrimonial, preferência com curso de vigilante.
Controle de Tráfego
Formação:  Curso Técnico em Logística;  Experiência:  1 ano na área; Conhecimento: Em transporte; Atividades: Controle de logística pelo sistema e operação.
Coordenador de Manutenção Elétrica
Escolaridade: Superior Completo em Engenharia Elétrica ou Eletrotécnica; Experiência: Mínimo de 3 anos em elétrica; Necessário conhecimento no pacote office; Atividades: Suporte técnico a gerência de Manutenção, gestão da área elétrica, pessoas, custos e metas.
Encarregado de Cultivo e Adubação
Formação: Técnico Agrícola; Experiência no setor Agrícola - Tratos Culturais - Perfil para liderança de equipe - CNH AB.
Encarregado de Manutenção de Colhedora
Experiência em John Deere e coordenação de manutenção e reparo das colhedoras de cana.
Encarregado de Preparo de Solo
Formação: Técnico Agrícola; Experiência no setor Agrícola - Preparo de solo - Perfil para liderança de equipe - CNH AB
Engenheiro de Manutenção Agrícola
Escolaridade: Curso superior completo; Mínimo de 3 anos de experiência em manutenção automotiva agrícola e conhecimento em pacote office; Atividades: Planos de manutenção preditiva, preventiva, lubrificação, materiais, controles e relatórios.
Fiscal de Pátio (Fiscal de frente de carregamento)
Formação:  Ensino Médio; Experiência: Desejável na área de 1 ano; Conhecimentos: Transporte; Atividades: Controle de atividades no campo.
Fiscal de Turma (Medidor)
Formação: Ensino Médio; Conhecimento em Corte de Cana.
Motorista Apoio (Bombeiro)
Formação:  Ensino Médio; Experiência:  1 ano na área; Necessário conhecer as áreas da Usina; Atividades: Combater incêndio e queima controlada da cana. CNH D
Motorista Carreteiro
Formação:  Ensino Médio; Experiência: 1 ano Comprovado. Necessário CNH E
Motorista Comboio
Formação:  Ensino Médio; Experiência:  1 ano na área; Necessário CNH E e MOPP.
Operador de Carregadeira
Formação:  Fundamental; Experiência:  1 ano; necessário CNH C
Operador de Colhedora
Formação:  Ensino Médio; Experiência:  1 ano; necessário CNH C
Operador de Gerador
Técnico( Automação/ Instrumentação/ Eletrotécnica/ Eletrônica). Experiência em operação de Turbo Geradores e GMG,S a Diesel. Necessário conhecimento em Operação/ Automação Instrumentação de campo e grandezas elétricas. Atividades: Operação de geradores e manobras e distribuição de energia.
Operador de Máquina Agrícola I
Formação:  Ensino Fundamental; Experiência: Máquinas Agrícolas para preparo de solo e plantio de cana de Açúcar;  necessário CNH C
Operador de Máquina Agrícola I
Formação:  Ensino Fundamental; Experiência: Máquinas Agrícolas para aplicação de herbicida cultivo e adubação; necessário CNH C
Operador de Máquina Agrícola I
Formação:  Ensino Médio; Experiência:  1 ano; necessário CNH: C
Operador de Motoniveladora
Formação:  Ensino Médio;  necessário CNH C - Experiência em máquinas agrícolas - Motoniveladora - Experiência em terraplanagem.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MANDATO -2013



PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MANDATO DO VEREADOR FRED MACHADO
2013

Eleito o 2º vereador de maior produção legislativa no ano de 2013.
PEDIDOS DE INFORMAÇÕES NEGADOS:
-RESULTADO DA AUDITORIA FEITA PELA PLANUM(PRAZO 21/01) –CARTÃO-CIDADÃO-15/02  E 21/03 N0 IMTT-LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO-
-CHEQUE CIDADÃO-MARÇO
-REPASSE FEDERAL PARA PREVENÇÃO DA DENGUE-ABRIL
-CONTRATO COM A GAP-(MAIO)
-QUIOSQUES-ENCAMINHADO TAMBÉM À PREFEITA(MAIO)
-CAMPOS-FOLIA-ENCAMINHADO TAMBÉM À PREFEITA(MAIO)

PEDIDOS DE INFORMAÇÕES ACEITOS MAS SEM RESPOSTAS:
-CONCURSO DA CÂMARA-(FEVEREIRO)
-COMAD-CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS-(MARÇO)
-ACS-AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE(MAIO)

PROJETOS DE LEI APROVADOS:
-CASAS NOTURNAS
-DENGUE
-CNPJ
PROJETO DE LEI AGUARDANDO TRAMITAÇÃO
-DOAÇÃO DE SANGUE
INDICAÇÕES LEGISLATIVAS
-AMBULATÓRIO DE MEDICINA DE TRAUMA DO ESPORTE
-MEDICAMENTOS EM FALTA NO SITE DA PREFEITURA
-TÁXI ADAPTADO PARA PORTADORES DE MOBILIDADE REDUZIDA


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO(AINDA NÃO ENTROU EM PAUTA)
1- REGULAMENTA O ART. 9º DA LEI Nº 12.527, DE 18 DE  NOVEMBRO DE 2011, NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E  CRIA O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO.
ART. 1º FICA CRIADO O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.

2-CRIA A ORDEM DO MÉRITO DESPORTIVO

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (APROVADOS)
-INSTITUI O ANO DE 2013 COMO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE WILSON BAPTISTA
-CRIA A ORDEM DO MÉRITO HERMENY COUTINHO

INDICAÇÕES SIMPLES
-SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA GUARDA
-INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL  DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS.

PROJETOS EM TRAMITAÇÃO
-CRIAÇÃO DA COMISSÃO DE SAÚDE ESPECIALIZADA EM USUÁRIOS DE DROGAS;
-CLASSIFICAÇÃO PARA BARES E RESTAURANTES;
-DISCIPLINA A CRIAÇÃO DE FORNOS CREMATÓRIOS MUNICIPAIS.
INDICAÇÃO APROVADA,AGUARDANDO APRECIAÇÃO DA PREFEITA.
-CRIAÇÃO,POSSE RESPONSÁVEL E GUARDA DE ANIMAIS.
INDICAÇÃO APROVADA PELO COPPAM:
-TAPETES DE SAL COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO MUNICÍPIO
-OBRA FONOGRÁFICA DE WILSON BAPTISTA TAMBÉM COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL .



NA CÂMARA MUNICIPAL:
#Membro da Comissão de Defesa do Trabalho
Presidente:Maria Cecília
#Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos
Membros:Gil Viana e Thiago Virgílio