domingo, 23 de março de 2014

Possível desvio de água do Rio Paraíba do Sul.

O peso do Paraíba do Sul no abastecimento de 23 municípios do Rio de Janeiro pode ser identificado num estudo contratado pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e que ainda não foi divulgado. Dados preliminares obtidos pelo GLOBO revelam que a vazão média do rio é de 53 m³/s. Desse total, 44 m³/s (82%) são destinados ao Rio, São Paulo e Minas Gerais para o uso em irrigação, e 1,5 m³/s para o consumo animal. No caso da irrigação, a participação do Rio chega 67%.
— Nesse conjunto de 23 municípios têm alguns que dependem mais e outros menos. Os municípios do Centro Norte e Noroeste são mais dependente de irrigação. É o caso de Campos que tem produção de cana de açúcar. Em Itaocara, a dependência é grande porque a região é muito seca. No Sul e Médio Paraíba, onde há mais pecuária, eles dependem do rio para abastecer os animais. Sem dúvida alguma, se houver mudança na vazão do rio essas cidades serão afetadas — afirmou o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.
Esse grupo de cidades participa anualmente com cerca de 40% (R$ 890 milhões) do PIB do setor de agropecuária do Rio.Além de Campos e Itaocara, São Francisco do Itabapoana e São Fidélis também estão na lista dos municípios mais afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário